28 fevereiro 2012

O bom e o mau


 

            Esta é uma história de amigos e do que se pode esperar deles. Eu e Barreto estávamos editando o primeiro livro de poemas de Waldir. Para quem não sabe, Barreto era o nome de guerra de Geraldo Maciel. Eu disse era porque ambos, Barreto e Geraldo Maciel, cismaram de sumir de nossas vistas inesperadamente. Waldir continua sendo o competente Dr. Waldir Pedrosa Amorim.
         Estávamos os três no escritório da casa de Barreto dando os últimos retoques na capa do livro de Waldir. As nossas mulheres certamente falavam mal da gente lá pra dentro e um uísque honesto cuidava de manter o tom fraterno da conversa. Fraterno até demais, pois os dois gastaram um bom tempo louvando minhas qualidades, que eu era generoso, disponível, um bom escritor e outras coisas do gênero. Mesmo que não concordasse plenamente com alguns dos elogios, sorria num misto de satisfação e falsa modéstia.
         Aconteceu que o uísque aumentou o calor do escritório (o condicionador de ar estava quebrado) e resolvemos continuar a conversa no terraço. Aí não foi só o lugar da conversa que mudou. Mudou radicalmente a opinião dos dois sobre mim. De repente eu me vi classificado de irônico, gozador, mal humorado e outros epítetos do gênero. Nem o famoso Dr. Jekyll se transformava tão rapidamente no monstruoso Mr. Hyde.
            Quando vi que o repertório dos meus atributos negativos estava superando a lista dos elogios, resolvi interromper a fuzilaria sugerindo que voltássemos ao escritório. Apesar do calor, lá dentro eu era um sujeito bem melhor do que aquele do terraço.   
            Claro que os dois não concordaram e eu só fui salvo da fogueira inquisitória porque vieram avisar que a água do macarrão estava fervendo e cabia a Barreto, famoso pelos seus dotes culinários, calcular o tempo do macarrão ao dente.
         Todos à mesa, aberto o vinho, brindamos ao nosso encontro fraterno. E eu bebi e comi como um frade, feliz com o que ouvi a meu respeito na primeira parte da conversa.  

Nenhum comentário: