11 março 2009

Vai acabar em inglês

A nova reforma ortográfica fez a besteira de tirar o circunflexo das terceiras pessoas do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver", assim como de palavras terminadas com o hiato “oo”.
Não sou muito dado a premonições, mas acho a norma vai acabar contribuindo com o já avançado processo de americanização da língua brasileira. Não vai demorar muito para a moçada começar a ler palavras como “deem”, “leem” e “veem” como “dim”, lim” e “vim”. Da mesma forma, “enjoo” e “vôo” vão acabar sendo lidas como “enju” e “vu”.

Eu e o meu corretor ortográfico somos contra.

3 comentários:

Cla disse...

Ah,eu tb!Detestei essa reforma!hehe
E vou continuar escrevendo com o 'chapeuzinho' até que me proíbam expressamente!

Juliêta Barbosa disse...

Ronaldo,

Gosto demais dos seus textos e desejo que mais pessoas tenham acesso aos mesmos. No meu blog tem um link "Tertúlia Virtual", entre e participe. Assim outras pessoas terão o privilégio de conhecer melhor o seu trabalho. Um abraço

Angela disse...

Concordo e acho um desrespeito às identidades do povo Português e do Brasileiro, além de ser fã ardorosa do trema!
Mas afinal,se é o uso que faz o órgão, é o povo que faz a lingua!