03 outubro 2012

Duas bocas

Fugu é o nome que recebe no Japão o nosso prosaico baiacu. Um peixe extremamente venenoso que se transforma em iguaria rara nas mãos de raros cozinheiros que passam anos aprimorando a técnica do seu preparo. Os cozinheiros mais experientes não tiram todo o veneno do peixe. Sabem que, em porções mínimas, o veneno do fugu não mata. Acende a paixão dos comensais.  
Fugu é o pseudônimo da autora de “Duas bocas – histórias de comida e sexo”, publicado pela Nova Fronteira em 2011. É também o codinome pelo qual se chamam os dois amantes que compartilham cama e mesa nas 35 histórias do livro, cada uma acompanhada de uma receita testada pela autora.
Neste tempo de pornográficos tons de cinza, é um prazer – um verdadeiro prazer – ter nas mãos as variações de todas as cores do erotismo em um livro que respeita a nossa inteligência e alimenta nossa sensibilidade.
A orelha do livro nos informa que o uso de pseudônimos é “tradição entre os que falam dos prazeres do corpo”. É bobagem, portanto, pensar que o pseudônimo serve para esconder. Despido do seu próprio nome, o autor, “nu, sem história, sem signo no zodíaco nem CPF, consegue atingir a liberdade que só os seres imaginários possuem”.
Seres imaginários nos tornamos nós, os leitores, imersos em nossos próprios corpos, guiados pelas palavras da autora em direção a lugares estranhos do nosso corpo, onde pulsam desejos que relutamos em aceitar como nossos.
“Duas bocas” é um livro tratado por mãos experientes que deixam no texto a porção exata de erotismo para que não nos afoguemos em nosso próprio desejo. Porção sabiamente conservada no corpo do texto, suficiente para sentirmos em nossa própria boca o dilúvio que antecede a posse do corpo amado.   

Nenhum comentário: