13 janeiro 2010

Uma morte bonita



"Ela morreu de uma maneira muito bonita, morreu na causa que sempre acreditou." Foram estas as palavras do cardeal Evaristo Arns quando soube da morte de sua irmã. Zilda Arns estava no Haiti para começar o trabalho de divulgação que antecederia a implantação da Pastoral Infantil em um dos países mais pobres do mundo.
Zilda Arns tinha o olhar obstinado dos santos e o sorriso bondoso dos anjos. Mas era uma mulher de carne e osso, de inteligência e sentimento. E foi assim, de corpo e alma, que ela se entregou ao trabalho de salvar as crianças da subnutrição e da morte.
Seu trabalho começou em Florestópolis, no interior do Paraná, onde o índice de mortalidade chegava a 127 mortes a cada mil crianças. Um ano depois, o trabalho da Pastoral tinha reduzido este número para 28 por mil.
Hoje, são cerca de 2 milhões de crianças e mais de 80 mil gestantes atendidas pela Pastoral em todo o mundo. São mais de 155 mil voluntários trabalhando em mais de 32 mil comunidades em mais de 3.500 cidades brasileiras. Seu trabalho serve de inspiração a ações similares em muitos países da África, Ásia e América Latina. Em 2008, Zilda participou da criação da Pastoral da Criança Internacional, no Uruguai. Incansável, foi também fundadora e coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, a partir de 2004.
Zilda Arns morreu soterrada no terremoto que arrasou o Haiti. Morreu de pé, a caminho de um auditório onde lhe esperavam pessoas inflamadas pela sua capacidade de trabalho e de amor ao próximo.

Seu irmão tinha razão. Esta é uma maneira muito bonita de morrer.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ronaldo, seu texto me comoveu.
Beijo.
Dôra Limeira

Anônimo disse...

[url=http://www.kfarbair.com][img]http://www.kfarbair.com/_images/logo.png[/img][/url]

בית מלון [url=http://www.kfarbair.com]כפר בעיר[/url] - אווירה כפרית, [url=http://www.kfarbair.com/about.html]חדרים[/url] מרווחים, שירות חדרים, אינטימיות, שלווה, [url=http://kfarbair.com/services.html]שקט[/url] . אנחנו מספקים שירותי אירוח מיוחדים כמו כן יש במקום שירות חדרים הכולל [url=http://www.kfarbair.com/eng/index.html]אחרוחות רומנטיות[/url] במחירים מפתיעים אשר יוגשו ישירות לחדרכם!

לפרטים נוספים אנא גשו לאתר האינטרנט שלנו - [url=http://kfarbair.com]כפר בעיר[/url] [url=http://www.kfarbair.com/contact.html][img]http://www.kfarbair.com/_images/apixel.gif[/img][/url]