23 janeiro 2009

Corpo a corpo

No sábado passado, o Clube do Conto da Parahyba decidiu que o tema para a próxima reunião seria “coveiro”. Não gostei, mas como não me ocorreu outra sugestão, acabei concordando. Já estava decidido em não escrever nada, quando encontrei na newsletter da BBC Brasil uma notícia sobre uma exposição de obras de arte contemporânea inspiradas em atentados extremistas, intitulada “Embedded Art”.

Dentre as obras que ilustravam a matéria, uma me tocou profundamente. Era a foto de um corpo enrolado em um lençol, o que se configurou para mim uma representação expressiva dos muitos corpos de palestinos vítimas de atentados ou represálias israelenses. Sua autora era a fotógrafa alemã Christina Zueck.
Logo que vi a foto, pensei no tema do Clube e decidi escrever um conto em que um coveiro fazia considerações sobre um corpo anônimo à espera da competência do seu trabalho. Mas logo nas primeiras linhas, o texto começou a se configurar como um poema e assim se concretizou até a última linha.

Assim que postei o poema no meu blog, acompanhado da foto com os créditos do autor e da fonte, enviei para a minha lista de endereços, recebendo imediatamente vários comentários referentes à contundente emoção causada pelo texto e sua ilustração. Dentre essas respostas, infelizmente, havia a da fotógrafa Christina Zueck, solicitando a retirada da foto que ilustrava o poema. Lamentei profundamente, mas atendi à solicitação. Telefonei então para o meu amigo Fábio Cavalcanti, que além de um guitarrista virtuoso é um excelente desenhista e ilustrador. Ele se comprometeu a trabalhar no tema com a urgência possível.

Enquanto esperava a solução do amigo, recorri então ao Google, onde encontrei uma foto jornalística que não possuía a beleza poética da foto anterior, mas me serviria provisoriamente de ilustração.


Hoje de manhã, abro minha correspondência e encontro outra mensagem de Christina Zueck reconsiderando o seu pedido e me autorizando a publicar a foto no blog. Decidi então esperar a ilustração do Fábio para tomar uma decisão, depois de ouvir o Conselho Familiar. Quando chega, enfim, o trabalho do Fabinho, vejo que é uma versão estilizada da foto da Christina.

A decisão coletiva, que decidi acatar, foi que usasse o desenho do Fábio como ilustração definitiva do poema, já que a foto da Christina tinha sido contemplada na postagem inicial. Espero que esteja encerrada esta minúscula querela sobre corpos palestinos envoltos em lençóis.

Um comentário:

ELAINE ERIG disse...

Com a foto ou o desenho o bom mesmo é o texto, queremos uma foto do Rona para o nosso blog com algum texto é evidente.